Pular para o conteúdo principal

Como cuidar dos cachos das crianças


Olá minhas lindas! Como vão? Espero que muito bem!

Hoje nosso papo é sobre os cachinhos dos nossos pequeninos e pequeninas! Muitas mamães tem dificuldade de lidar com o cabelo cacheados de seus filhos. Eu sei bem o que é isso! Eu não tenho filhos, mas minha mamãe nunca soube lidar com o meu e da minha irmã mais nova. Ela tem um cabelo mais liso que o nosso e como muitas mães nunca tinha lidado com um cabelo tão diferente do seu.




Eu quando criança andava com o cabelo todo armado! Eu mesmo penteava, o problema que penteava seco e com escova de madeira com cerdas de nylon, gente...aquilo ficava um fuá! kkkkkk Mas pra mim estava ótimo! Lembro de sempre achar meu cabelo lindo e amava passar horas penteando.

Com o tempo eu mesmo fui aprendendo a fazer penteados, primeiro chiquinhas e um dia na igreja uma amiga da minha mãe trançou o cabelo de minha irmã do meio (essa irmã tem cabelos lisos!), eu fiquei observando e quando cheguei em casa tentei em mim e deu certo! Esse fato me marcou, me lembro claramente do dia.

Assim quando minha irmã mais nova nasceu eu já sabia fazer alguns penteados, mas não tinha consciência dos cuidados e do quanto o cabelo crespo é frágil. Então, tadinha da minha irmãzinha, sofreu! --' Eu prendia o cabelo dela tão forte que ficava parecendo uma chinezinha, cheguei a queimar ela com o babyliss, até hoje ela me culpa por esses fatos. rsrsrsrs

Mas ao aprender a cuidar do meu próprio cabelo eu descobri o quanto é importante cuidar dos cachinhos desde cedo e o quanto as mães erram nisso por falta de conhecimento.

Se você passa por essa situação, hoje trago dicas que creio que serão de grande ajuda! Vamos lá?!


1 - Use produtos apropriados para crianças, o cabelo deles são diferentes dos nossos e precisam de cuidados específicos.

2 - Quando for lavar, ao aplicar o shampoo, massageie bem o couro cabeludo suavemente com movimentos circulares e com as pontas dos dedos. E ensine a criança a importância dessa massagem, ela que vai limpar o couro cabeludo. Faça desse momento um momento de carinho e gostoso pra criança.

3 - Aproveite o momento de aplicar o condicionador para desembaraçar.

4 - Dê preferencia por desembaraçar somente com os dedos, mas se sentir necessidade de usar um pente, use um de dentes largos e comece desembaraçando das pontas até a raiz com muito cuidado.

5 - Não abra mão de um bom leave-in ou creme de pentear, aplique mecha a mecha, um quantidade pequena por mecha. Cabelo de criança é mais fino, então não exagere e nem aplique na raiz!

6 - O cabelo da criança pode ser modelado com a fitagem ( ao aplicar o creme de pentear, divida o cabelo em "fitinhas", é só passar a mão em uma mecha, as fitas são aquelas divisões que os dedos vão fazer no cabelo) ou também pode-se fazer "dedoliss" enrolando pequenas mechas com os dedos.

7 - O cabelo de criança pode ser lavado todo dia ou dia sim, dia não, desde que seja usado bons produtos que não ressequem os fios.

8 - Se no dia que você não for lavar, o cabelo da criança acordar amassado e só umedecer um pouco, aplicar um pouco de leave-in e amassar com a mão.

9 - Se for prender o cabelo, não puxe muito forte! Nada de deixar sua filha com os olhinhos puxados! Aqueles fiozinhos rebeldes que ela tem na testa ainda vão crescer. Muitas meninas ficam com "entradas" por conta disso. O cabelo deve ser preso sempre em um penteado "fofo", que não aperte e não danifique os cachos. Além desses problemas, isso causa dor de cabeça!

10 - Nunca prenda o cabelo úmido e evite usar faixas com muita frequência e nunca coloque no cabelo úmido. Isso abafa o couro e pode ocasionar quebra de fios, pois molhados os fios ficam mais frágeis.

11 - Hidrate o cabelo da criança semanalmente, aplique uma máscara e deixe agir por 20 min. Se o cabelo da criança for ressecado, você pode umectar com óleos vegetais, mas prefira fazer isso antes do shampoo.

12 - Tenha sempre acessórios a mão, como tiaras e tic-tacs, principalmente pra hora de ir a escola e brincar, para o cabelo não atrapalhar a criança.

Bem, mamães essas são minhas dicas! Espero que sejam de grande ajuda, logo eu venho com mais dicas pra meninada!

E outra dica pessoal que eu tenho paras as mamães: Nunca fale pra seus princepezinhos e princesinhas que o cabelo deles é difícil de cuidar, que está armado, etc. Elogie e mostre para a criança que ela é linda do jeitinho dela. Também não recorra a procedimentos químicos antes que a criança tenha idade pra ter sua própria opinião. Os pais contribuem muito para a formação da autoestima da criança, ensine ela a se aceitar como é. E deem o exemplo também! Sejam mamães de atitude! Se cuidem, se aceitem e mostre pra seus filhos que a opinião que realmente conta é a que eles tem sobre si próprio.


Beijinhos lindas! Até a próxima!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiz progressiva e me arrependi! O que fazer?

Já vi muitos casos de meninas que fizeram progressiva e se arrependeram. Umas passaram anos fazendo progressiva e depois de um tempo tiveram problemas e resolveram passar pela transição capilar (passagem do cabelo alisado para o natural). Algumas ficam sem condições pra manter o processo, que é caro! Fico pensando: não compensa mais gastar essa grana em outros cuidados ou produtos de qualidade para o seu cabelo natural?. Mas cada uma sabe como investir seus recursos.  E tem aquelas que logo de cara se arrependeram!. Uma conhecida odiou a progressiva pois aumentou a oleosidade do couro cabeludo. Outras simplesmente não gostam do resultado. E como proceder nesse caso? Primeiro você precisa saber que tipo de alisamento foi feito em seu cabelo, pois existem diversos tipos levando o nome de progressiva! Já viu aquela história, fulana fez progressiva em três meses voltou ao normal, o da ciclana não. Tem cabeleireiros que usam o formol ainda e pasmem! Clientes que ped

Resenha: Creme de tratamento fortificante Elseve Arginina Resist X3 L'Oreal Paris

Bom dia lindas! Hoje a resenha e sobre o creme de tratamento que estou usando, o Arginina Resist X3. Ele é novo e conta com um propaganda e tanto, quem nunca viu o comercial com a Jennifer Lopes?! "Um,nutre o bulbo, dois, reforça desde a raíz" rsrsrsrsrs O produto destinado a cabelos fragilizados e com queda como na propaganda promete nutri o bulbo capilar, reforçar a fibra fazendo com que o cabelo cresça mais forte. Fornecendo componentes essenciais e favorecendo a troca de nutrientes entre a raiz e o fio do cabelo. E promete diminuir a "queda devido a quebra". Destaquei o final pois quero que vocês intendam que há diferença entre queda e queda causada por quebra. A queda é quando o fio cai inteiro desde a raiz, pode ser causada por fatores genéticos ou emocionais e tem o tratamento mais complicado, exigindo o acompanhamento de um dermatologista. A quebra é quando o fio parte na sua extensão, causada principalmente pelo excesso de produtos 

Deixar condicionador no cabelo? Qual condicionador?

Olá! Há alguns dias na página do Facebook Cachos Makeup e Beleza Flawless Girl  eu postei meu segundo day after , feliz da vida! Porque não estava acostumada a acordar com o cabelo que para o meu gosto estava pronto para sair, ainda mais no "segundo day after", nesse dia meu cabelo sempre perdia a definição na franja e acordava cheio de frizz, na imagem abaixo vocês podem conferir: Esse day after legal, creio que se deve primeiramente as hidratações. Mas na minha ultima lavagem eu havia usado o condicionador Guarnier Fructis Frescor Vitaminado ( resenha aqui ) como "leave-in", eu deixo ele no cabelo. Já li em alguns blogs que isso é prejudicial e em outros que não é só indicado como necessário, até agora nenhuma opinião me satisfez. Então resolvi ir pela minha própria experiência. Há um tempo eu assisti esse vídeo de uma participação do Robson Trindade no Manhã Maior, antes dele eu já havia deixado o condicionador no cabelo, mas não era algo habit