Pular para o conteúdo principal

Crespos e cacheados - Meu cabelo não cresce

"Ah mas se eu não alisar meu cabelo ele não cresce de tão ruim!"

Essa é uma das justificativas que eu mais ouço das meninas que alisam o cabelo, principalmente as que tem cabelos dos tipos 4a, b e c, cabelos afros, bem crespos e frágeis. O que elas não levam em conta é o "fator encolhimento", o cabelo crespo cresce como todo cabelo saudável, mas ele encolhe o que dá a impressão que não cresce ou cresce pouco.

O cabelo crespo ao contrário do que muitos acreditam é muito mais frágil e fino que os cabelos lisos, portanto mais sensível a química. As química por sua vez detonam aos poucos a estrutura dos fios, ocasionando quebra. E comum ver meninas de cabelo afro que usam química com cabelos curtos e quebradiços com pontas desalinhadas. Eu não sou cabeleireira, o que eu falo pra vocês aqui e por experiência, não própria, porque usei química poucas vezes. Mas eu sempre gostei de pesquisar sobre o assunto e ajudar minhas amigas com seus cabelos, desde criança eu fazia penteados em minhas amigas crespas e observando esses cabelos percebi o quanto a química quebra e reduz a quantidade de cabelo com o tempo. 

Tem um teste que eu sempre faço para mostrar para minhas amigas o quanto a química detona os fios, eu tiro um fio do meu cabelo e um fio de cabelos delas e peço para elas partirem o fio ao meio, e possível ver claramente como os fios como química quebram mais facilmente que um fio natural.

Então porque não cuidar de um cabelo natural, ao invés de tentar recuperar um cabelo constantemente agredido pela química? Infelizmente muitas meninas não conseguem lidar com o preconceito, preconceito que muitas vezes partem delas também, eu já ouvi muitas meninas de cabelos crespos dizendo que seu cabelo não foi feito para ficar solto, crianças já disseram que só não alisam porque suas mães não deixam!

Crianças querendo alisar o cabelo?  Desde cedo matando sua identidade. Eu não tenho problema algum com quem alisa seu cabelo, tenho que deixar isso claro. Pra quem gosta de mudar constantemente, tem sim que alisar, pintar, cortar. Mas até isso tem que ser de forma consciente. Como assim consciente? Muitas meninas passam por esses processos porque não se aceitam como são ou simplesmente porque "todo mundo" faz isso. E hoje em dia ser você mesmo natural é que é ser diferente. Muita meninas se tornam "escravas" da química, um termo forte, mas o mais usado por aquelas que abandonaram a química, hoje você alisa, fica lindo! Um tempo depois a raiz está lá "gritando".

Eu pude notar que com o crescimento de  blogs e "blogueiras cacheadas" cada dia mais meninas abandonam a química, pra muitos isso não passa de mais uma moda. Mas pra mim isso não é moda, é LIBERDADE. Os tutoriais com dicas de como cuidar dos cabelos crespos e cacheados estão aí, não tem mais desculpa pra não cuidar do seu lindo cabelo crespo, lindo! Crespo é lindo! Como qualquer outro cabelo e voltando as crianças é isso que elas precisam aprender que ela é linda do jeitinho dela.


Beijinhos! *)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Natu Hair S.O.S Skafe manutenção intensiva para cabelos crespos, cacheados ou volumosos

Olá lindas! Essa semana eu fiz umas comprinhas e postei pra vocês aqui , e um dos produtos que comprei foi esse creme da resenha de hoje. A linha Natu Hair é uma linha especifica para cabelos crespos, com shampoo, condicionador e diversos tipos de finalizadores, eu conheci através de alguns blogs, nunca tinha visto antes e por coincidência dei de cara com essa linha na perfumaria essa semana. Por enquanto comprei somente o creme de manutenção intensiva pra experimentar, mas pretendo testar os outros produtos da linha também. Natu Hair S.O.S manutenção intensiva Com manteiga de karité, vitamina A, silicone e filtro solar. É um creme múltipla ação: ativador de cachos, umidificador, doador de brilho e hidratante. Restaurador, reduz o volume, sem enxágue de uso diário. Promete deixar os cachos definidos e com balanço natural.Traz na fórmula um combinado de agentes reconstrutores e formadores de filme que reparam e nutrem a fibra capilar, recuperando a beleza dos fios...

Resenha - Koleston 28 Preto Azulado com Tratamento Gloss Intenso

Oi lindonas! A resenha de hoje é sobre uma tintura que usei recentemente. A Koleston 28 preto azulado, uma coloração creme, permanente. Escolhi ela principalmente pelo tratamento gloss intenso que acompanha a coloração, ouvi falar muito bem dele. A embalagem vem com: A tintura creme, a emulsão  reveladora, tratamento pré-coloração e o tratamento gloss intenso. O que eu achei: Cobertura: perfeita pra mim, eu não tenho fios brancos. Mas cobriu  totalmente, até as partes descoloridas, deixando a cor uniforme em todo cabelo. Fixação: Boa, mas mesmo depois de umas cinco lavagens a água continua saindo azulada! E isso é bem chato, pois meu cabelo demora a secar e se pingar uma gota na roupa mancha. Ela ressecou meu cabelo, apesar dos tratamentos que acompanham a tinta. Mas eu usei o  tratamento gloss intenso uma vez só e ele é excelente! Deixa o cabelo muito macio, fácil de...

Deixar condicionador no cabelo? Qual condicionador?

Olá! Há alguns dias na página do Facebook Cachos Makeup e Beleza Flawless Girl  eu postei meu segundo day after , feliz da vida! Porque não estava acostumada a acordar com o cabelo que para o meu gosto estava pronto para sair, ainda mais no "segundo day after", nesse dia meu cabelo sempre perdia a definição na franja e acordava cheio de frizz, na imagem abaixo vocês podem conferir: Esse day after legal, creio que se deve primeiramente as hidratações. Mas na minha ultima lavagem eu havia usado o condicionador Guarnier Fructis Frescor Vitaminado ( resenha aqui ) como "leave-in", eu deixo ele no cabelo. Já li em alguns blogs que isso é prejudicial e em outros que não é só indicado como necessário, até agora nenhuma opinião me satisfez. Então resolvi ir pela minha própria experiência. Há um tempo eu assisti esse vídeo de uma participação do Robson Trindade no Manhã Maior, antes dele eu já havia deixado o condicionador no cabelo, mas não era algo habit...