Olá mamães e futuras mamães!
Hoje venho compartilhar como lavo as roupinhas do Edu e como lavei todo o enxoval. Pode parecer algo simples, mas as mães de primeira viagem, que como eu não tem muita experiência com trabalhos domésticos podem nem saber por onde começar e a lavagem da roupa dos pequenos requer alguns cuidados, já que são delicadas e vão entrar em contato direto com a pele também delicada dos nossos bebês.
Quando estamos grávidas as pessoas dão dicas sobre tudo e até de como lavar as roupinhas, uma amiga mesmo indicou usar vinagre branco na lavagem e utilizei essa dica pois descobri que ajuda a conservar as roupas, além de deixar a roupa bem limpa evitando alergias no bebê e não deixa cheiro!
Comecei a lavar o enxoval com 34 semanas, em cima da hora, já que com 35 semanas + 4 dias dei entrada no hospital ( logo farei o meu relato de parto aqui no blog). Então recomendo que comecem o quanto antes pra não serem pegas de surpresa.
As primeiras roupinhas lavei a mão, comprei um balde e uma bacia e deixei só pra lavar as roupinhas dele, limpava e enchia o balde colocava 1 tampinha de sabão líquido próprio pra roupas de bebê e 1 tampinha de vinagre branco, deixava de molho uma meia hora, as mais sujinhas esfregava com sabão de coco em barra e depois enxaguava. Fiz assim só no início, depois cansei, o volume de roupas aumentou então passei a lavar na máquina.
Na máquina, lavo a roupa dele separada na opção para roupas delicadas e antes de lavar as de adulto. Separo em brancas, coloridas e roupas de cama, lavando nessa ordem. Coloco sabão liquido de acordo com o dispenser da máquina e a mesma quantidade de vinagre branco. Lavo e enxaguo na máquina, mas não centrífugo, fiz isso umas duas vezes, fiquei com receio de estragar, mas só umas calças mijão que já não eram muito boas que deram uns furinhos. Só que deixou as roupas muito amassadas e difíceis de passar. Então eu mesma torço e coloco pra secar em cabides, assim facilita muito na hora de passar. E como não centrifugo deixo a água na máquina e aproveito pra lavar as outras roupas, assim economizo. ;)
E tem também as roupas que sujam de côco, é raro, mas como o Edu mama no peito e faz côco líquido as vezes vaza. Quando acontece, enxaguo imediatamente tirando o excesso e deixo de molho um bom tempo, depois esfrego com sabão de côco e depois prossigo pra lavagem junto com as outras roupas.
Até uns três meses eu passava tudo, o Edu dormia muito e eu tinha tempo, hoje ficou corrido, então dou prioridade pra passar bodys, calças e paninhos de boca, macacões e casaquinhos que não amassam tem vezes que nem passo.
O sabão liquido que uso é o Ola bebê camomila e erva doce, já testei outros, mas pra mim ele é o melhor, o cheirinho é uma delícia e não precisa por amaciante.
Até mais mamães, não deixem de comentar e se tiverem dicas deixem nos comentários. Beijinhos!
Comentários
Postar um comentário
Vamos lá! Deixe a sua opinião, eu vou amar responder!