Já vi muitos casos de meninas que fizeram progressiva e se arrependeram.
Umas passaram anos fazendo progressiva e depois de um tempo tiveram problemas e resolveram passar pela transição capilar (passagem do cabelo alisado para o natural). Algumas ficam sem condições pra manter o processo, que é caro! Fico pensando: não compensa mais gastar essa grana em outros cuidados ou produtos de qualidade para o seu cabelo natural?. Mas cada uma sabe como investir seus recursos.
E tem aquelas que logo de cara se arrependeram!. Uma conhecida odiou a progressiva pois aumentou a oleosidade do couro cabeludo. Outras simplesmente não gostam do resultado.
E como proceder nesse caso?
Primeiro você precisa saber que tipo de alisamento foi feito em seu cabelo, pois existem diversos tipos levando o nome de progressiva! Já viu aquela história, fulana fez progressiva em três meses voltou ao normal, o da ciclana não. Tem cabeleireiros que usam o formol ainda e pasmem! Clientes que pedem! Várias amigas minhas me dizem que sem formol a progressiva sai rápido, não alisa. E o formol danifica muito os fios dificultando voltar a forma natural.
Mas é possível recorrer a algumas medidas pra tentar recuperar o seu cabelo natural:
- Para acelerar o processo de retirada da química, lave os cabelos várias vezes na semana e um dia da semana use shampoo anti-resíduos;
- Faça bastante hidratações semanais e uma vez ao mês no salão;
- Um corte repicado pode tirar aquele efeito "chapado";
- Evite chapinha e secador, pois a química da progressiva age no calor, o que vai fazer o alisamento durar mais;
- E a dica que acredito ser a melhor: Abuse do creme de pentear ou cremes de tratamento noturno. Antes de dormir, aplique mecha a mecha o bastante para umidificar o cabelo. No outro dia de manhã você lava o cabelo e faz o processo de "fitagem". Pra você que não sabe o que é fitagem dá uma olhadinha nesse vídeo da linda Rayza Nicácio:
Pode ser que seu cabelo esteja bem liso e não vai ficar cacheado como o dela, mas ele pode ganhar uma leve ondulação. Você pode também fazer cachos com o dedo. Esse processos ajudam a estilizar o cabelo alisado e disfarçar a diferença de textura com a raiz.
E volto a questão acima. Será que compensa? A maioria das meninas que recorrem a esse processo diz que é pela praticidade de ter cabelos lisos. Mas elas parecem esquecer que o cabelos delas nunca vão ser lisos naturais e vão precisar de cuidados específicos pra cabelos quimicamente tratados, a raiz vai necessitar de retoques e se um dia elas desejarem ou forem forçadas (forçadas! Já ouvi de casos de meninas que ficaram quase carecas de tanto que a química detonou os fios) a voltar ao cabelo natural, terão de passar pela delicada transição. Eu não tenho nada contra a progressiva. Já fiz uma vez! Mas essa crença que ela facilita cuidar dos cabelos é falsa, se você quiser manter os fios bem cuidados vai ter que investir em tratamentos, hoje ele está lindo, daqui uns anos você tem só metade do cabelo, sempre vai ter que ter grana pra manter e a grande maioria das adeptas vira escravas da escova e chapinha!
Nada se compara como ter seu cabelo natural. Hoje eu sou cacheada, amanhã eu faço uma escova depois eu lavo e volto a ser cacheada! Isso sim é liberdade! :)
Até mais lindas!
Deixem seus comentários.
Beijos!
Comentários
Postar um comentário
Vamos lá! Deixe a sua opinião, eu vou amar responder!