Pular para o conteúdo principal

Crespos e cacheados - Meu cabelo não cresce

"Ah mas se eu não alisar meu cabelo ele não cresce de tão ruim!"

Essa é uma das justificativas que eu mais ouço das meninas que alisam o cabelo, principalmente as que tem cabelos dos tipos 4a, b e c, cabelos afros, bem crespos e frágeis. O que elas não levam em conta é o "fator encolhimento", o cabelo crespo cresce como todo cabelo saudável, mas ele encolhe o que dá a impressão que não cresce ou cresce pouco.

O cabelo crespo ao contrário do que muitos acreditam é muito mais frágil e fino que os cabelos lisos, portanto mais sensível a química. As química por sua vez detonam aos poucos a estrutura dos fios, ocasionando quebra. E comum ver meninas de cabelo afro que usam química com cabelos curtos e quebradiços com pontas desalinhadas. Eu não sou cabeleireira, o que eu falo pra vocês aqui e por experiência, não própria, porque usei química poucas vezes. Mas eu sempre gostei de pesquisar sobre o assunto e ajudar minhas amigas com seus cabelos, desde criança eu fazia penteados em minhas amigas crespas e observando esses cabelos percebi o quanto a química quebra e reduz a quantidade de cabelo com o tempo. 

Tem um teste que eu sempre faço para mostrar para minhas amigas o quanto a química detona os fios, eu tiro um fio do meu cabelo e um fio de cabelos delas e peço para elas partirem o fio ao meio, e possível ver claramente como os fios como química quebram mais facilmente que um fio natural.

Então porque não cuidar de um cabelo natural, ao invés de tentar recuperar um cabelo constantemente agredido pela química? Infelizmente muitas meninas não conseguem lidar com o preconceito, preconceito que muitas vezes partem delas também, eu já ouvi muitas meninas de cabelos crespos dizendo que seu cabelo não foi feito para ficar solto, crianças já disseram que só não alisam porque suas mães não deixam!

Crianças querendo alisar o cabelo?  Desde cedo matando sua identidade. Eu não tenho problema algum com quem alisa seu cabelo, tenho que deixar isso claro. Pra quem gosta de mudar constantemente, tem sim que alisar, pintar, cortar. Mas até isso tem que ser de forma consciente. Como assim consciente? Muitas meninas passam por esses processos porque não se aceitam como são ou simplesmente porque "todo mundo" faz isso. E hoje em dia ser você mesmo natural é que é ser diferente. Muita meninas se tornam "escravas" da química, um termo forte, mas o mais usado por aquelas que abandonaram a química, hoje você alisa, fica lindo! Um tempo depois a raiz está lá "gritando".

Eu pude notar que com o crescimento de  blogs e "blogueiras cacheadas" cada dia mais meninas abandonam a química, pra muitos isso não passa de mais uma moda. Mas pra mim isso não é moda, é LIBERDADE. Os tutoriais com dicas de como cuidar dos cabelos crespos e cacheados estão aí, não tem mais desculpa pra não cuidar do seu lindo cabelo crespo, lindo! Crespo é lindo! Como qualquer outro cabelo e voltando as crianças é isso que elas precisam aprender que ela é linda do jeitinho dela.


Beijinhos! *)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiz progressiva e me arrependi! O que fazer?

Já vi muitos casos de meninas que fizeram progressiva e se arrependeram. Umas passaram anos fazendo progressiva e depois de um tempo tiveram problemas e resolveram passar pela transição capilar (passagem do cabelo alisado para o natural). Algumas ficam sem condições pra manter o processo, que é caro! Fico pensando: não compensa mais gastar essa grana em outros cuidados ou produtos de qualidade para o seu cabelo natural?. Mas cada uma sabe como investir seus recursos.  E tem aquelas que logo de cara se arrependeram!. Uma conhecida odiou a progressiva pois aumentou a oleosidade do couro cabeludo. Outras simplesmente não gostam do resultado. E como proceder nesse caso? Primeiro você precisa saber que tipo de alisamento foi feito em seu cabelo, pois existem diversos tipos levando o nome de progressiva! Já viu aquela história, fulana fez progressiva em três meses voltou ao normal, o da ciclana não. Tem cabeleireiros que usam o formol ainda e pasmem! Clientes que ped

Deixar condicionador no cabelo? Qual condicionador?

Olá! Há alguns dias na página do Facebook Cachos Makeup e Beleza Flawless Girl  eu postei meu segundo day after , feliz da vida! Porque não estava acostumada a acordar com o cabelo que para o meu gosto estava pronto para sair, ainda mais no "segundo day after", nesse dia meu cabelo sempre perdia a definição na franja e acordava cheio de frizz, na imagem abaixo vocês podem conferir: Esse day after legal, creio que se deve primeiramente as hidratações. Mas na minha ultima lavagem eu havia usado o condicionador Guarnier Fructis Frescor Vitaminado ( resenha aqui ) como "leave-in", eu deixo ele no cabelo. Já li em alguns blogs que isso é prejudicial e em outros que não é só indicado como necessário, até agora nenhuma opinião me satisfez. Então resolvi ir pela minha própria experiência. Há um tempo eu assisti esse vídeo de uma participação do Robson Trindade no Manhã Maior, antes dele eu já havia deixado o condicionador no cabelo, mas não era algo habit

Resenha: Creme de tratamento fortificante Elseve Arginina Resist X3 L'Oreal Paris

Bom dia lindas! Hoje a resenha e sobre o creme de tratamento que estou usando, o Arginina Resist X3. Ele é novo e conta com um propaganda e tanto, quem nunca viu o comercial com a Jennifer Lopes?! "Um,nutre o bulbo, dois, reforça desde a raíz" rsrsrsrsrs O produto destinado a cabelos fragilizados e com queda como na propaganda promete nutri o bulbo capilar, reforçar a fibra fazendo com que o cabelo cresça mais forte. Fornecendo componentes essenciais e favorecendo a troca de nutrientes entre a raiz e o fio do cabelo. E promete diminuir a "queda devido a quebra". Destaquei o final pois quero que vocês intendam que há diferença entre queda e queda causada por quebra. A queda é quando o fio cai inteiro desde a raiz, pode ser causada por fatores genéticos ou emocionais e tem o tratamento mais complicado, exigindo o acompanhamento de um dermatologista. A quebra é quando o fio parte na sua extensão, causada principalmente pelo excesso de produtos